Por US$ 500 milhões, San Diego receberá a 30ª franquia da Major League Soccer (MLS)
A Major League Soccer concedeu a San Diego sua 30ª franquia, que deve entrar na liga em 2025.
A equipe de expansão anunciada na quinta-feira pertence ao bilionário Mohamed Mansour e à tribo Sycuan, a primeira tribo nativa americana a ter participação acionária em um time de futebol profissional. O grupo de proprietários também inclui o astro do San Diego Padres, Manny Machado.
A entrada da franquia de San Diego equilibra a MLS em 15 times por conferência. O nome e o brasão da equipe serão revelados no futuro.
A equipe jogará no Estádio Snapdragon do Estado de San Diego, inaugurado no ano passado. O estádio também abriga o San Diego Wave da National Women’s Soccer League e o time de futebol da universidade.
Mansour, que mora em Londres, tem uma fortuna estimada em US$ 3.6 bilhões. Ele é o fundador da Man Capital, uma empresa de gestão de investimentos proprietária da Right to Dream, uma organização que ajuda a identificar e desenvolver jogadores de futebol internacionalmente. Mansour também é proprietário majoritário de um clube de futebol dinamarquês.
Tom Penn, ex-executivo da NBA e analista da ESPN que atuou como presidente do LAFC até 2020, será o diretor executivo da equipe de San Diego.