Messi na MLS! Tudo o que você precisa saber sobre a Liga e o Inter Miami

Messi na MLS! Tudo o que você precisa saber sobre a Liga e o Inter Miami

Com sua chegada anunciada à liga e à franquia, qual o potencial do time? Quem são seus melhores jogadores? Quais são os recursos da Major League Soccer?

Por menos de uma semana, o futebol mundial girou em torno do anúncio feito por Lionel Messi – para muitos o melhor jogador de futebol da história – sobre sua intenção de continuar sua carreira no Inter Miami CF. Uma declaração que chocou o mundo. O que isso significa para o campeão mundial, para o clube do sul da Flórida e para a MLS?

Começando do começo:

O QUE É MLS?

É a principal liga de futebol profissional dos Estados Unidos e Canadá.

Desde quando existe? A MLS nasceu em 1996, com um total de 10 clubes, número que ao longo dos anos foi ampliado para chegar a 29 clubes participantes em 2023: em 2025 chegará a 30ª franquia, localizada em San Diego, na Califórnia.

Por que a MLS foi criada? A liga é um legado da Copa do Mundo de 1994, quando a FIFA exigiu especificamente o retorno de um torneio da primeira divisão aos Estados Unidos – após mais de 10 anos de ausência – como requisito para o país sediar um Mundial.

Qual é o formato de competição da MLS? As 29 equipes da Major League Soccer estão divididas em duas Conferências: a Conferência Leste (na qual compete o Inter Miami), com 15 times participantes, e a Conferência Oeste, com 14 clubes.

Particularidades da liga: Após a disputa de 34 partidas da temporada regular, a MLS é um campeonato que se define por meio de Playoffs, ou pós-temporada, para o qual se classificam os 9 melhores clubes das Conferências Leste e Oeste. A equipe que soma mais pontos na temporada regular de cada ano é reconhecida com o troféu Supporters’ Shield, e o vencedor dos Playoffs recebe a MLS Cup (título da liga). A MLS tem várias rivalidades locais ou regionais (a mais conhecida atualmente é ‘El Tráfico’, entre LAFC e LA Galaxy, os dois clubes de Los Angeles) A ​​liga também não conta com promoções e rebaixamentos.

Quando começa e termina a temporada da MLS? O clima na América do Norte é um fator, e é por isso que a liga acontece entre a primavera e o outono: a atual temporada de 2023 começou no final de fevereiro, enquanto o último dia da temporada regular (conhecido como Decision Day) acontecerá em 21 de outubro. Os Playoffs acontecem após a temporada regular, estendendo-se por algumas semanas. A partida pela MLS Cup (título da liga) será disputada este ano no dia 9 de dezembro.

ESSES SÃO OS TORNEIOS JOGADOS PELAS EQUIPES DA MLS

A cada ano, os primeiros colocados da MLS, assim como os vencedores da U.S. Open Cup e do Canadian Championship (as competições de ‘copa’ dos Estados Unidos e Canadá, qualificam-se para a Concacaf Champions Cup, o torneio internacional de clubes da região que dá acesso para o Mundial de Clubes da FIFA.

US Open Cup: é a versão americana da Copa del Rey na Espanha ou da FA Cup na Inglaterra. É um torneio com 109 anos, no qual participam times amadores e times profissionais.
Os clubes da MLS geralmente entram em competição no final da primavera.

Campeonato Canadense: é o campeonato nacional canadense. Três clubes da MLS no Canadá participam dela (CF Montréal, Toronto FC e Vancouver Whitecaps FC).

Leagues Cup: O torneio tem um novo formato em 2023, e nele participarão os 29 clubes da MLS e as 18 equipes da Liga MX, categoria máxima do futebol mexicano. Esta competição consiste em uma fase de grupos, seguida de uma fase eliminatória. Começará no final de julho, e as temporadas regulares da MLS e da Liga MX serão interrompidas durante a Nations League. Messi poderá participar da estreia do time da Flórida no dia 21 Julho contra o Cruz Azul no Estádio DRV PNK.

Messi, a dois jogos de seu primeiro título nos Estados Unidos? O Inter Miami CF se classificou na semana passada para as semifinais da U.S. Open Cup ao eliminar o Birmingham Legion (da USL Championship, liga secundária nos EUA), e seu próximo rival será o FC Cincinnati, líder da temporada regular da MLS, que ele irá enfrentar no final de agosto. Esse poderia ser o primeiro jogo relevante de Messi nos Estados Unidos. A outra semifinal será disputada entre dois clubes da MLS: Real Salt Lake e Houston Dynamo FC.

As equipes vencedoras da Leagues Cup, da U.S. Open Cup ou do Campeonato Canadense se classificam automaticamente para a Concacaf Champions Cup.

INTER MIAMI CF: FATOS ESSENCIAIS

Hora de saber mais sobre o clube que Lionel Messi defenderá:

Nome: Formalmente, seu nome é Club Internacional de Fútbol Miami. A equipe jogou pela primeira vez na temporada 2020 da MLS.

Apelido: A franquia é informalmente identificada como ‘las Garzas’ (‘Garças’, em português), devido aos dois pássaros que aparecem no escudo do clube, uma homenagem ao ecossistema tropical da cidade de Miami, onde essas aves habitam.

Cores: A plumagem rosa das garças inspirou a cor do uniforme, que combina rosa, preto e branco. O Inter Miami CF é um dos poucos times profissionais da América do Norte que se identifica com o tom de rosa.

Já houve outro clube da MLS no sul da Flórida? Não. O Miami Fusion estreou em 1998 e teve uma breve existência. Ele jogou em casa no antigo Lokhart Stadium, em Fort Lauderdale, onde hoje fica o DRV PNK Stadium (estádio temporário do Inter Miami), além do Florida Blue Training Center, complexo de treinamento do clube. O Fusion deixou de existir na temporada de 2021.

Quem é seu rival mais próximo? O principal adversário do Inter Miami CF na MLS está algumas centenas de quilômetros ao norte, no estado da Flórida: o Orlando City SC.

DAVID BECKHAM E INTER MIAMI CF

Tudo começou em 2013: quando David Beckham – hoje co-proprietário do clube – anunciou sua aposentadoria como jogador de futebol com a camisa do LA Galaxy, o astro inglês exerceu uma cláusula especial em seu contrato com a MLS que lhe permitiu criar uma franquia de expansão por um preço reduzido.

‘Minuto Zero’ em 2018: Cinco anos após o fim da carreira como jogador profissional, Beckham associou-se aos empresários Jorge e José Mas, além de outros investidores. Em 2020, o Inter Miami CF estreou como time de expansão na MLS.

Onde o Inter Miami joga agora e onde jogará no futuro? A equipe se instalou no DRV PNK Stadium em Fort Lauderdale, aguardando a conclusão da construção do futuro estádio permanente, o Miami Freedom Park, próximo ao Aeroporto Internacional de Miami, com capacidade para 25.000 torcedores e com custo final de aproximadamente US$ 1 bilhão de dólares. A sua inauguração está prevista para o início da temporada 2025.

A classificação: Leo Messi chegaa um clube que atualmente está na última posição da Conferência Leste. Neste momento, o Inter Miami CF é o último classificado na conferência, com 15 pontos em 17 partidas.

Jogadores do Inter Miami: Hoje o Inter Miami CF tem como atacantes o jovem equatoriano Leonardo Campana e o ex-MVP da MLS, Josef Martínez, que neste ano ainda não mostraram muita coisaa. Mas, além das enormes perdas dos meio-campistas brasileiros Gregore e Jean Motta, o Miami tem jogadores interessantes como o goleiro Drake Callender (convocado pela seleção americana), além dos zagueiros DeAndre Yedlin, Sergii Kryvstov e Kamal Miller.

Thiago Viana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *